Nematóides

nematoides_impatiens1
nematoides_impatiens5
nematoides_impatiens2

Nematóides são vermes com corpo geralmente alongado e cilíndrico que parasitam tanto animais como plantas. Só que no segundo caso os vermes são bem menores e de difícil visualização a olho nu.
Geralmente os nematóides estão presentes no solo e atuam nas raízes das plantas, se alimentando da solução nutritiva, formando uma estrutura bem característica chamada de “galha” (Fotos acima).

nematoides_impatiens3

As fotos são de Impatiens (Impatiens hawkeri), mas muitas outras plantas ornamentais são susceptíveis aos nematóides. É fácil observar as “galhas” na imagem ao lado, são essas partes mais inchadas da raiz que parecem pequenas bolinhas. Não é possível destacar a galha da raiz, pois essa faz parte da mesma.

Principais sintomas:

  • sistema radicular pouco desenvolvido, principalmente raízes secundárias (fasciculada);
  • murcha da planta nas horas mais quentes do dia (reflexo de poucas raízes), a impatiens pode murchar mesmo sem estar infestada pois é uma planta sensível ao calor, quando isso ocorrer procure por outros sintomas;
  • menor desenvolvimento da planta como um todo.

Forma de controle:

  • uso de mudas sadias, livres da praga;
  • sempre lavar as ferramentas quando passar de um canteiro para outro, principalmente se houver suspeita da praga;
  • evitar plantios consecutivos com plantas suscetíveis ao verme;
  • expor as camadas profundas do solo à radiação solar nas horas mais quentes do dia.

Pelas aberturas nas raízes promovidas pelo nematóide dá-se a penetração de fungos e bactérias patogênicas, agravando o problema.

Não existem produtos químicos (agrotóxicos) registrados para controle de nematóides em plantas ornamentais. E os que existem, para outras culturas, estão sendo retirados do mercado pelo risco que apresentam. O controle biológico é uma opção que cresce, formulado a partir do fungo Paecilomyces lilacinus. Mesmo assim ainda é considerado um produto tóxico pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento necessitando de EPI para a aplicação. Também não é registrado para plantas ornamentais.