Plantas suculentas

suculentas-02

As suculentas são um grupo de plantas extremamente resistentes e versáteis. A diversidade de cores, tamanhos, formas e texturas permitem arranjos inusitados. Quadros vivos, jardins verticais, centros de mesa, guirlandas de Natal, são aplicações comuns para estas plantas fantásticas.

suculentas-04

A exigência de sol varia conforme a espécie. A maioria das suculentas suporta bem a meia-sombra, mas precisam de sol para intensificar suas cores. Se as plantas começarem a ficar alongadas e desbotadas, procure um local com maior luminosidade.

suculentas-01

Embora a maior parte das mudas de suculentas sejam vendidas em pequenos vasinhos, o tamanho final da planta vai variar conforme a espécie. Na foto ao lado, um exemplo com a espécie Portulacaria afra.

O principal cuidado que devemos ter é não deixar suas raízes encharcadas. A terra ou o substrato devem permitir uma boa drenagem, e as regas devem ser esporádicas. Os vasos devem secar completamente antes da próxima rega. Nunca devem ser colocados “pratinhos” embaixo de vasos ou jardineiras. Se alguma planta apresentar sintomas de murcha, verifique suas raízes: é mais provável que elas estejam apodrecendo por excesso do que por falta de água.

suculentas-03